A Polícia Federal (PF) apreendeu 11 caminhões, quatro máquinas, três pás-carregadeiras e três escavadeiras durante uma operação, deflagrada nesta quarta-feira (30), contra extração ilegal de minérios e crimes ambientais ocorridos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
De acordo com a PF, não houve prisão em flagrante durante a ação, mas alguns envolvidos foram intimados a prestar esclarecimentos sobre os fatos. Além disso, a Agência Nacional de Mineração (ANM) foi comunicada para adoção de eventuais providências na esfera administrativa sobre os casos investigados.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Rio Branco do Sul e Bocaiúva do Sul.
Operação Poligonal III
Cerca de 40 policiais federais fizeram parte da operação que investiga possíveis delitos de extração ilegal de minérios e crime contra o meio ambiente ocorridos em áreas de lavra irregular, ou seja, em áreas onde não há autorização governamental.
A exploração de bens minerais da União sem a devida autorização ou em desacordo com as obrigações impostas pode resultar na prisão em flagrante delito, multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ações civis de ressarcimento por prejuízos causados.