Policiais civis de todo o Paraná – sob a coordenação da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam) – realizam uma megaoperação que visa fiscalizar a venda e o armazenamento clandestinos de fogos de artifício. Os trabalhos acontecem desde o mês de dezembro. Somente nas fiscalizações em Curitiba, Região Metropolitana e no litoral foram apreendidos 300 quilos de fogos de artifício nos últimos dias. “A operação segue, principalmente no interior e no litoral, pois agora teremos o Carnaval e com ele a utilização de artifícios pirotécnicos volta crescer”, explica o delegado titular da Deam, Alfredo Dib Júnior.

Dib explicou que todo o trabalho feito no Paraná é orientado pela Deam, responsável por fiscalizar este tipo de produto por parte da Polícia Civil. “Com apoio de policiais do Cope e o trabalho dos nossos policiais aqui da Deam, apreendemos cerca de duzentos quilos de fogos de artifício somente em Curitiba e região”, contou.

Os policiais civis que estão no litoral e participam da Operação Verão Paraná 2013/2014, coordenada pelo delegado Alcimar de Almeida Garrett, também fazem a fiscalização e nos últimos dias apreenderam cerca de 100 quilos de fogos de artifício. “Felizmente, esse ano, em Curitiba, o número de pessoas feridas com fogos na virada do ano foi menor do que no Réveillon passado”, informou Dib. O delegado destacou que além do trabalho de fiscalização feito pelo Estado, a imprensa também contribuiu para esse resultado. “A ampla divulgação dos riscos oferecidos pelos artifícios pirotécnicos e os cuidados que se deve tomar com eles ajudaram a chegar a esta redução”, disse o delegado.

Dib lembrou que o trabalho contínuo de fiscalização fez com que menos pontos de venda clandestinos aparecessem. “Em 2013, neste mesmo período, apreendemos uma tonelada de fogos”, lembrou Dib.