Investigadores do Setor de Combate a Estelionatos, Fraudes e Crimes Financeiros da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel desmontaram na manhã da última sexta-feira (8), um esquema milionário montado por golpistas. As investigações apontaram que uma quadrilha usava uma farmácia, localizada no Bairro Alto Alegre, como fachada para adquirir empréstimos e financiamentos. Os documentos da empresa foram feitos em nome de “laranjas”, inclusive usuários de drogas. Além disso, balancetes foram falsificados para simular uma situação econômica rentável. Com os dados positivos, diversas compras foram feitas e empréstimos conseguidos em bancos, tudo em nome da pessoa jurídica.

O delegado Ademair Braga Junior enfatiza que o golpe pode ultrapassar R$ 1 milhão somente em Cascavel. A quadrilha também agia em Londrina, Maringá e Arapongas. Os integrantes da organização faziam questão de ostentar os bens adquiridos de forma criminosa, inclusive com veículos importados.

O grupo criminoso é formado por oito pessoas. Uma delas foi autuada em flagrante e outros sete envolvidos já estão identificados. “As diligências prosseguem até que todos os acusados sejam colocados à disposição da Justiça”, ressalta o delegado. Ercibaldo da Silva, que é ex-funcionário da Justiça Federal, foi preso sob acusação de exercer ilegalmente a profissão de corretor de imóveis e ainda se passar por funcionário público.