Operação fechou barracões no bairro Osternack, Araucária e São José dos Pinhais
A terceira fase da Operação Bumerangue, realizada na manhã desta quinta-feira (3), recuperou 18 carros roubados e fechou três desmanches em Curitiba e Região Metropolitana. 14 pessoas também foram presas durante a ação.
A operação, que durou dois dias, foi realizada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) e contou com o apoio da Polícia Militar. Mais de 50 policiais participaram da ação, que foi realizada em locais com mais incidências de roubos, além de fiscalização em locais denunciados pela população. “A ação fiscalizou lojas de autopeças usadas, estacionamentos e pequenas oficinas, além de barreiras policiais em locais estratégicos. Cerca de 12 pessoas foram indiciadas por fraude a seguradoras”, afirma o delegado responsável pela operação, Cassiano Aufiero, delegado-titular da (DFRV).
Leia mais:
Ação contra roubo de carros prende sete pessoas e recupera 18 veículos
Roubo de carros aumenta no Paraná, porém poucos donos de veículos têm seguro
Presa quadrilha que escondia carros roubados em cobertura de luxo na capital
Desmanche de veículos roubados é descoberto na CIC
Durante a operação foi descoberto um desmanche clandestino no município de Araucária. No local, foram apreendidas placas de veículos furtados e roubados. No momento da abordagem não havia ninguém no local.
Uma loja de autopeças também foi fechada no bairro Osternak, em Curitiba. No local também funcionava outro desmanche clandestino. O proprietário e um funcionário da loja foram presos e peças de veículos furtados foram recolhidas.
Um terceiro desmanche foi descoberto no município de São José dos Pinhais, duas pessoas foram presas em flagrante.
Golpe do seguro
A operação também identificou e indiciou pessoas que se utilizam da delegacia para confeccionar boletins de ocorrência, comunicando falsamente a ocorrência de furto ou roubo de veículo, com o objetivo de fraudar seguradoras.
“Em razão da crise econômica pela qual o país passa, detectamos um sensível aumento no número de boletins de ocorrência falsos, que são feitos na DFRV visando fraudar seguro. Estamos trabalhando intensamente para identificar estas pessoas”, disse Aufiero. “Durante a operação indiciamos 12 falsários, todos pelos crimes de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica, que pode dar até cinco anos de reclusão”, completa.
Segurança
Por meio de reuniões, estão sendo repassados aos Batalhões da Polícia Militar levantados pela DFRV com relação aos trechos e ruas com maior ocorrência de furto e roubo de veículos, para que o policiamento ostensivo seja intensificado estrategicamente.
“Apenas para se ter uma ideia, a média nacional de recuperação de veículos furtados ou roubados está em 50%. Já em Curitiba, em razão destas ações, estamos caminhando para fechar o ano de 2015 acima dos 60% de veículos recuperados, significando assim que, na contramão do que ocorre no resto do país, de cada 10 carros levados por marginais, a polícia recupera de 6 a 7”, afirmou o delegado.