Ao longo da investigação, foram apreendidos diversos documentos, inclusive documentos falsos, além de caminhões e aproximadamente 100 toneladas de carvão

A Polícia Federal (PF) acaba de divulgar o balanço da operação Santa Clara, deflagrada na manhã da última quinta-feira (11), com o objetivo de proteger as últimas matas nativas das regiões de União da Vitória e Cruz Machado. A ação foi realizada com apoio do IBAMA.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais e um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, sendo liberado posteriormente, mediante pagamento de fiança. “Ao longo da investigação, foram apreendidos diversos documentos, inclusive documentos falsos, além de caminhões e aproximadamente 100 toneladas de carvão”.

Também foram apreendidos inúmeros documentos, além de HDs, pen drives e agendas. “Estima-se que a área desmatada anualmente era equivalente a 30 campos de futebol”.

A operação contou com a participação de aproximadamente 40 Policiais Federais e 20 agentes do IBAMA para darem cumprimento a 15 mandados judiciais, sendo 10 mandados de condução coercitiva e cinco mandados de busca e apreensão. Além de União da Vitória e Cruz Machado, foram realizadas ações em Joinville (SC).

O nome da operação – “Santa Clara” – é alusivo à santa protetora das plantas.