A Polícia Federal (PF) realiza desde o início da manhã desta quinta-feira (03) operação especial de combate ao tráfico internacional de drogas em quatro estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O esquema criminoso tinha como base a fronteira do Brasil com o Paraguai e a investigação está sendo conduzida pela PF do Paraná.

Serão cumpridos 72 mandados de Prisão e 46 mandados de busca e apreensão nas cidades de em Foz do Iguaçu (PR), Santa Terezinha de Itaipu(PR), Guaíra(PR), Maringá(PR), São Paulo(SP), Limeira (SP), Vitória(ES) e Poços de Caldas(MG).

A operação batizada de Cavalo de Fogo foi iniciada há dois anos. No período foram efetuadas 55 apreensões, a maioria de entorpecentes oriundos do Paraguai. Foram apreendidos aproximadamente 37.000 kg de maconha, 1.300 kg de cocaína, 560 kg de crack, 3 fuzis, 12 pistolas de calibre de uso restrito, 56 veículos e R$ 450.000,00 em espécie, que seriam utilizados no pagamento de droga. Além disso, 84 pessoas foram presos em flagrante.

As drogas apreendidas, fornecidas por narcotraficantes paraguaios, ingressavam no Brasil, nesta região de fronteira, por meio de embarcações, pelo Lago de Itaipu e tinham como destino os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.