A Polícia Civil identificou, nesta segunda-feira (5), uma mulher que vandalizou dezenas de mudas de árvores na última semana, em Curitiba. Entre mais de 80 plantas arrancadas e quebradas estão mudas de Araucária, espécie ameaçada de extinção e protegida por lei ambiental.

O vandalismo ocorreu entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro, em um canteiro localizado na Avenida Nossa Senhora da Luz, na região do bairro Jardim Social, e foi registrado por câmeras de segurança.
Em duas ações criminosas, a mulher estaciona o carro na avenida, segue ao canteiro e destrói as plantas.
As mudas de Araucária haviam sido plantadas recentemente pelo projeto de conservação ambiental 1 Milhão de Árvores, que atua na preservação do meio ambiente.
De acordo com o delegado Guilherme Dias, da delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, a mulher identificada por meio das imagens tem 57 anos. Em depoimento, a investigada alegou que tomou remédios e bebidas alcoólicas, que resultaram nos crimes ambientais.
Ela será indiciada pelo crime de corte de árvores do Bioma Mata Atlântica, que estabelece pena de até 3 anos de prisão.
“Essa mulher, de 57 anos, que promoveu a retirada de mais de 80 árvores aqui em Curitiba, plantadas pelo projeto conservacionista 1 Milhão de Árvores. Ela já foi identificada e interrogada pela nossa equipe de investigação, e será indiciada pelo crime de corte de árvores do Bioma Mata Atlântica, com penas que podem chegar a 3 anos de detenção. E como ela praticou esses crimes em dias extintos, retirando árvores que tinham acabado de ser replantadas pelo projeto conservacionista, nós vamos representar por medidas cautelares da prisão, que impeça ela de se aproximar daquele local novamente, em caso de descumprimento por medidas cautelares ainda mais gravadas.”, explica o delegado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.