Polícia Militar afasta 19 policiais investigados por mortes em confrontos

por Guilherme Becker
com informações de Tiago Silva e Viviane Nonato, da RICtv
Publicado em 13 dez 2022, às 11h53.

A operação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), cumpriu 31 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (13). As ordens judiciais foram cumpridas no Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), no Esquadrão de Eventos e na 3ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), 22 policiais militares são investigados, sendo que 19 deles já foram afastados das atividades nas ruas. “Nada de ilícito foi encontrado em posse dos Militares Estaduais”, diz a nota.

“A PMPR ressalta seu compromisso em prestar todos os esclarecimentos necessários, atuando sempre em prol da transparência para com a população paranaense”, concluiu a PMPR.

Operação do Gaeco

A investigação do Gaeco apura confrontos com envolvimento da PMPR que resultaram em mortes de suspeitos em ocorrências. 

Segundo a investigação, durante o processo do MP-PR, foram reveladas provas periciais e colhidos depoimentos com testemunhas. Algumas pessoas chegaram a revelar que durante abordagens da PMPR, que terminaram com mortes de suspeitos, as vítimas chegaram a implorar para não serem mortas. Em outros casos, os suspeitos não estavam armados.

Não foram emitidos mandados de prisão. A operação do Gaeco acontece em conjunto com a Corregedoria da Polícia Militar.