A Polícia Militar alerta a população de Curitiba que é falso o boato de que duas mulheres estariam sequestrando crianças na capital. Segundo a polícia, não há nenhum registro de sequestro de crianças na cidade nas últimas semanas.
O boato que se espalhou pelas redes sociais diz para os pais tomarem cuidado, pois duas mulheres estariam abordando as famílias para fazer fotografias para uma campanha publicitária e raptando as crianças durante o ensaio. Segundo a publicação no Facebook, que em poucas horas alcançou centenas de compartilhamentos, três crianças já teriam sido sequestradas nessas circunstâncias na capital e também na região metropolitana.
Existe ainda uma versão dos falsos sequestradores que está sendo compartilhada pelo aplicativo Whatsapp. Nos áudios, é pedido que os pais não deixem as crianças brincar em locais públicos, como praças e parques, para evitar o sequestro. Um homem chega a descrever dois veículos que supostamente seriam usados pelas sequestradoras. De acordo com a polícia, é bastante nítido que o sotaque dos áudios não é da região do Paraná. “Pode ser que em outras cidades do País, esses sequestros estejam acontecendo, mas aqui não tem nada disso em Curitiba ou na região metropolitana”, afirma o porta-voz da Polícia Militar, major Josseguai Ribeiro.
A orientação que a Polícia Militar dá à população, é que as pessoas liguem para o 190 quando se depararem com alguma situação suspeita. “Em caso de sumiço ou desaparecimento, a polícia deve ser procurada imediatamente. Não tem essa história de esperar 24 horas”, ensina o major.