O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), apreendeu 5,6 toneladas de maconha em Maringá, no Noroeste do Estado. A droga foi apreendida na madrugada desta quinta-feira (6), em um barracão localizado nas proximidades da BR-376.

Polícia Militar do Paraná apreende 5,6 toneladas de maconha nas proximidades da BR-376, em Maringá
Policiais encontraram a droga escondida em um galpão (Foto: PMPR)

De acordo com a PMPR, essa é a maior apreensão de droga registrada na cidade desde junho de 2020, quando foram retiradas 6,6 toneladas de circulação. A polícia estima que o prejuízo causado ao crime organizado é de mais de R$ 27 milhões.

“A apreensão aconteceu após diligências que levaram até um grande depósito, onde a droga estava. Durante as buscas no local, os cães de faro foram aplicados e localizaram diversos fardos da substância escondidos abaixo do solo”, explicou o comandante da 3ª Companhia do BPRv, capitão Luiz Eduardo Beiger da Luz. 

A ação ocorreu durante a Operação Recobrimento Rodoviário, pois as investigações apontaram que o depósito da droga fica nas proximidades da BR-376. Ao chegar no barracão, os cães farejadores identificaram a substância análoga a maconha em caixas colocadas em diversos cômodos e em um porão com uma tampa oculta.

Polícia Militar do Paraná apreende 5,6 toneladas de maconha nas proximidades da BR-376, em Maringá
Polícia estima que apreensão causou um prejuízo de R$ 27 milhões para o crime organizado (Foto: PMPR)

Também foram apreendidas munições de calibre restrito e duas caminhonetes, uma delas blindada e equipada com rádios comunicadores. “Os veículos apreendidos tinham registro de roubo no Rio de Janeiro. Uma das caminhonetes tinha blindagem e rádio comunicador, estava preparada para o transporte dos narcóticos. Também apreendemos documentos e outros comprovantes que podem levar à autoria desta atividade criminosa”, completou Beiger.

Apreensões aumentam em todo o estado em comparação com o ano passado

Segundo o relatório da Secretaria da Segurança Pública, as apreensões de drogas têm subido no Paraná. O relatório aponta aumento de 15,2% na quantidade de entorpecentes recolhidos no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023. De janeiro a abril de 2024 foram 90,3 toneladas, contra 78,4 toneladas no mesmo período de 2023.

Além disso, o levantamento mostra que o Paraná foi o estado que mais apreendeu maconha no primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, as forças de segurança apreenderam 51,5 toneladas da droga, segundo dados das secretarias estaduais, disponibilizados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.