Polícia multa dono de fazenda no PR em mais de R$ 700 mil por crimes ambientais
A Polícia Ambiental multou em R$ 729 mil o proprietário de uma fazenda por danos à Mata Atlântica. A situação aconteceu no município de Campina da Lagoa, oeste do Paraná. De acordo com os policiais, a área danificada equivale a mais de 100 campos de futebol.
Foram, ao todo, três autos de infração que, somados, resultaram no valor total da multa. Por conta do tamanho da área fiscalizada, os policiais precisaram de quase 1 mês para mensurar os danos e tiveram que recorrer ao uso de um drone.
Foram constatadas três irregularidades ambientais: dano a vegetação nativa da Mata Atlântica, dano em área de preservação permanente (APP) e atrapalhar a regeneração de vegetação dentro da APP, através do corte de plantas e também do uso do local como pasto para gado.
Ao todo, a área afetada é de aproximadamente 104,2 hectares ou mais de 1 quilômetro quadrado, o equivalente a mais de 100 campos de futebol. Os policiais iniciaram a fiscalização no dia 18 de julho, terminando todo o processo nesta segunda-feira (15).
O resultado do laudo de fiscalização foi encaminhado para o Ministério Público, que pode aplicar outras sanções contra o dono da propriedade.