Mais de 40 mandados judiciais foram cumpridos na Operação “Cydonia – Passarela do Sudoeste”. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A associação criminosa era responsável por levar drogas de Foz do Iguaçu e do Mato Grosso (MT) para a região Oeste do Paraná

Dezessete pessoas envolvidas com o tráfico interestadual de drogas foram presas na manhã desta terça-feira (15), durante a Operação “Cydonia – Passarela do Sudoeste” deflagrada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). O objetivo da ação era desmantelar uma associação criminosa responsável por levar drogas de Foz do Iguaçu e do Mato Grosso (MT) para a região Oeste do Paraná, as quais, na sequência, eram redistribuídas à traficantes de demais regiões.

Mais de 40 mandados judiciais, sendo 17 referente a prisões preventivas e 24 de buscas e apreensões domiciliares, foram cumpridos nesta ação. Os alvos da operação foram localizados na cidade de Marmeleiro e Francisco Beltrão, entretanto, a polícia também realizou buscas em Pato Branco, Coronel Vivida, São João, Itapejara D’Oeste, Foz do Iguaçu, bem como em Bela Vista e cidade do Mato Grosso.

Cerca de 100 policiais participaram da operação, que contou com o apoio da 5ª Subdivisão Policial (SDP) de Pato Branco e 17ª SDP de Francisco Beltrão, bem como da nova aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Polícia Civil. “Foi a primeira operação policial utilizando o novo helicóptero”, exclama o delegado.

Cerca de 100 policiais participaram da operação. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Os presos na ação foram encaminhados para delegacias locais, onde aguardam detidos à disposição da Justiça. Todos foram indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Apreensões

Os policiais apreenderam um total de R$26 mil em dinheiro, que estava em posse dos suspeitos. Além de 11 veículos, quatro caminhões e três máquinas pesadas, sendo uma retroescavadeira e dois tratores de esteira. “Bens esses adquiridos por provento do tráfico de drogas”, informa o delegado responsável pela operação, Ivonei Oscar da Silva.

O delegado ressalta que as investigações acerca do grupo criminoso já duram aproximadamente sete meses. “Fizemos outras diligências no decorrer desse período, as quais nos levaram a um número expressivo de apreensões de drogas em Francisco Beltrão, Cascavel e Itapejara D’Oeste. Sendo 15 quilos de maconha, 4,2 quilos de crack e 3,5 quilos de cocaína. Além do bloqueio judicial de 19 contas bancárias de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas”, afirma Silva.

Cydonia – Passarela do Sudoeste

A operação foi nomeada “Cydonia – Passarela do Sudoeste”, pois cydonia é o nome científico da árvore de Marmeleiro, cidade onde as investigações concentraram-se, também conhecida como Passarela do Sudoeste. “Conforme apuramos, as substâncias eram trazidas de Bela Vista (MT) e Foz do Iguaçu, com destino a Marmeleiro. De lá eram redistribuídas para traficantes locais, que comercializam drogas em toda região Oeste e Sudoeste”, explica o delegado.