40 mandados de prisão são realizados em Curitiba e em Paranaguá
Sete pessoas de uma quadrilha especializada em comércio clandestino de ouro foram presas na manhã desta quinta-feira (8) por policiais do Nurce (Núcleo de Repressão aos Crimes Econômicos), da Polícia Civil do Paraná. A ação policial foi batizada como “Comendador”. Estão sendo cumpridos 40 mandados judiciais, sendo sete de prisão e 33 de busca e apreensão. A operação acontece em Curitiba e na cidade de Paranaguá.
Na casa dos investigados, os policiais apreenderam até agora joias, R$ 14.500,00 em espécie, um revólver calibre 32, munições de calibre 380, cilindro de gás e demais equipamentos usados para derreter ouro.
O delegado que coordena o Nurce, Renato Basto Figueroa, explica como a quadrilha agia. “O ‘modus operandi’ era simples. Eles adquiriam as joias e imediatamente as derretiam para que o ouro não pudesse ser rastreado e posteriormente revendiam para diversos outros estabelecimentos”, diz. Os alvos desta operação são investigados pelos crimes de associação criminosa, receptação, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.