Polícia Civil prende 15 integrantes pessoas de uma quadrilha suspeita de homicídios, tráfico e extorsão. (Foto: Carlos Soares/DPC)

O grupo também é suspeito de execuções, tráfico de drogas e extorsão

Quinze pessoas foram presas durante uma operação realizada na manhã desta terça-feira (8) pela Polícia Civil em conjunto com a Guarda Municipal, no bairro Jardim Independência, em São José dos Pinhais. Durante a ação a Polícia apreendeu seis armas de fogo, além de drogas e munições. Uma motocicleta CG e um veículo Duster, ambos com alerta de roubo, também foram recuperadas. Um adolescente de 16 anos foi apreendido.

A investigação foi começou há cerca de três meses, após uma série de registros de boletins de ocorrência por roubo, furto, extorsão, esbulho possessório (quando a propriedade é invadida) e homicídios. “Ao longo do trabalho de investigação identificamos os integrantes desta quadrilha. Eles agem com extrema violência causando pânico e medo aos moradores do Jardim Independência. Esta operação é uma limpeza no bairro”, afirmou o delegado Michel Teixeira de Carvalho, que conduziu investigação. Após a ação policial, os moradores do bairro aplaudiram os policiais.

Durante a investigação, as vítimas relataram o modus operandi da organização criminosa. Os criminosos expulsavam os moradores das casas e os obrigavam até a transferir veículos para a quadrilha. Caso a ordem fosse desobedecida, eles ameaçavam colocar fogo na residência e até mesmo matar os familiares. “Era comum estas pessoas andarem armadas pelo meio da rua intimidando os moradores”, comentou o delegado.

A polícia suspeita que a quadrilha seja responsável por pelo menos 10 homicídios, todos no bairro Jardim Independência. Além disso, eles eram responsáveis por pequenos roubos e furtos. Por algumas vezes, a quadrilha avistava o caminhão de mercadorias descarregar a carga nos mercados do bairro e depois realiza o roubo, levando o dinheiro e produtos.