Uma grande operação policial cumpre 42 mandados de prisão contra membros de torcidas organizadas nesta quinta-feira (27), em diversas cidades de Pernambuco. A ação, batizada de Operação Contra Pista, é realizada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), com apoio da Polícia Militar local, contra torcedores envolvidos em conflitos antes do jogo entre Santa Cruz e Sport, em fevereiro deste ano. Em um desses confrontos, um torcedor foi estuprado por um grupo pertencente à uma torcida organizada rival.

De acordo com a PCPE, os detidos respondem por provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores. 170 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participam da operação.
Além das prisões, são cumpridos ainda 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, três de internação provisória de menores, além do sequestro de bens. A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife; e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

“Com a deflagração, busca-se reduzir os casos de violência envolvendo torcidas organizadas que praticam atos brutais, movidos pela intolerância esportiva”, diz trecho de nota da Polícia Civil.
Briga generalizada teve até torcedor estuprado

A briga entre torcedores do Santa Cruz e Sport aconteceu em 1º de fevereiro. No caso mais grave, um torcedor foi estuprado durante as brigas. O ataque foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais. As imagens mostram a vítima nua no chão com o rosto machucado (veja abaixo).
O torcedor violentado foi identificado como João Victor Soares da Silva. Apesar de ser vítima deste ataque, ele também se tornou réu pelo conflito. A decisão foi tomada pelo juiz Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, da 11ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no final de fevereiro.

De acordo com o juiz, o fato de o acusado sofrer agressão física durante o confronto não o isenta da responsabilidade penal pelos atos supostamente praticados.
Vídeo mostra confronto violento:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!