Uma grande operação policial cumpre 42 mandados de prisão contra membros de torcidas organizadas nesta quinta-feira (27), em diversas cidades de Pernambuco. A ação, batizada de Operação Contra Pista, é realizada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), com apoio da Polícia Militar local, contra torcedores envolvidos em conflitos antes do jogo entre Santa Cruz e Sport, em fevereiro deste ano. Em um desses confrontos, um torcedor foi estuprado por um grupo pertencente à uma torcida organizada rival.

Polícia Civil de Pernambuco cumpre mandados de prisão contra torcedores organizados
Polícia cumpre 42 mandados de prisão (Foto: Divulgação/PCPE)

De acordo com a PCPE, os detidos respondem por provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores. 170 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participam da operação.

Além das prisões, são cumpridos ainda 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, três de internação provisória de menores, além do sequestro de bens. A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife; e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

Polícia Civil de Pernambuco cumpre mandados de prisão contra torcedores organizados
Operação acontece em diversas cidades (Foto: Divulgação/PCPE)

“Com a deflagração, busca-se reduzir os casos de violência envolvendo torcidas organizadas que praticam atos brutais, movidos pela intolerância esportiva”, diz trecho de nota da Polícia Civil.

Briga generalizada teve até torcedor estuprado

Imagens do ataque foram compartilhadas nas redes sociais (Foto: reprodução/redes sociais)

A briga entre torcedores do Santa Cruz e Sport aconteceu em 1º de fevereiro. No caso mais grave, um torcedor foi estuprado durante as brigas. O ataque foi registrado em vídeo e publicado nas redes sociais. As imagens mostram a vítima nua no chão com o rosto machucado (veja abaixo).

O torcedor violentado foi identificado como João Victor Soares da Silva. Apesar de ser vítima deste ataque, ele também se tornou réu pelo conflito. A decisão foi tomada pelo juiz Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, da 11ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no final de fevereiro.

João Victor, presidente da Torcida Jovem do Leão, do Sport
João Victor se tornou réu por decisão da Justiça (Foto: Reprodução/Instagram/@vivianesaudepsiquica)

De acordo com o juiz, o fato de o acusado sofrer agressão física durante o confronto não o isenta da responsabilidade penal pelos atos supostamente praticados.

Vídeo mostra confronto violento:

Vídeo: reprodução/redes sociais

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.