A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recuperou, em uma clínica particular, uma máquina de raios X pertencente ao município de Matinhos. A operação de busca e apreensão ocorreu na manhã desta quarta-feira (29), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a PCPR, o equipamento, que foi doado pela Secretaria de Saúde do Estado ao município em 2011, foi retirado do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de maneira clandestina no ano passado. Fato que foi denunciado pela Secretaria de Saúde de Matinhos.
Após a denúncia, a PCPR então iniciou as investigações, reunindo documentos e colhendo depoimentos. Conforme as apurações policiais, os responsáveis pela retirada e transporte do equipamento seriam os mesmos que administram a clínica onde a máquina foi encontrada.
Suspeitos têm contrato com a Prefeitura de Matinhos
A polícia apurou ainda que eles mantêm contrato ativo com a Prefeitura de Matinhos para fornecer equipamentos de raios X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Praia Grande.
Diante das evidências e, após representação judicial, a PCPR cumpriu então dois mandados de busca e apreensão e recuperou o equipamento. A operação, realizada pela Delegacia de Matinhos e pelo efetivo da Operação Verão, contou ainda com apoio de unidades especializadas da PCPR.

A investigação segue em andamento para esclarecer todas as circunstâncias do caso e apurar a eventual participação de funcionários públicos no desvio do equipamento. Uma equipe da Polícia Científica do Paraná (PCP) acompanhou a operação para realização de perícia no equipamento. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Matinhos ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!