Quatro cães em situações de maus-tratos foram resgatados em locais diferentes nesta segunda-feira (13), pela Polícia Civil, em Curitiba. Durante a ação um homem de 50 anos foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos, enquanto o proprietário de um dos animais não foi localizado.
Sítio Cercado
O primeiro resgate ocorreu no bairro Sítio Cercado, onde três cachorros sem raça definida foram encontrados em local sujo com fezes e urina. Além disso, não estavam recebendo água e alimentação adequada e tinham o corpo coberto de feridas e sarna.
Os cães estavam sob tutela do homem que foi autuado em flagrante. Se condenado, ele poderá pegar de seis meses há um ano de prisão, além de multa.
Os animais foram recolhidos pelo Instituto Fica Comigo que apoia as ações da Delegacia do Meio Ambiente. “Nós já levamos esses animais para uma chácara na região metropolitana de Curitiba e os três já estão melhorando”, explicou o delegado Matheus Laiola.
Cajuru
Já no bairro Cajuru, uma cadela da raça São Bernardo foi resgatado em uma residência onde não havia ninguém. “Essa cachorra mal conseguia se levantar de tão fraca que ela estava, as pernas atrofiadas, o local era muito pequeno, muito sujo, a alimentação era inadequada”, disse Laiola.
Segundo a polícia, o tutor do animal viajou para o litoral e deixou o cão sozinho. Ele terá que prestar esclarecimentos posteriormente na delegacia.
O delegado fez questão de ressaltar que ao adotar um animal de estimação é importante que a pessoa tenha ciência do trabalho e dos custos que essa adoção trará e, no caso de não possuir os meios necessários, o melhor é que opte por não levar o bicho para casa.“Se a pessoa não tem condição de dar o mínimo de dignidade para esse animal, então não tenha, não pegue da rua, não pegue de ONG, não compre, se ver alguma cachorro abandonado exija do poder público que recolha esse animal. O que que adianta pegar esse animal e não ter condição de tratar”.
O resgate da cadela São Bernardo contou com o apoio da Organização Não Governamental “Somos Amigos dos Animais” e da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
Denuncie
Para denúncias situações de maus-tratos a animais basta entrar em contato pelos telefones Disque-Denúncia 181 e, em Curitiba, também pelo 156.
