Policiais civis do Paraná realizam uma paralisação a partir da meia-noite desta terça-feira (13) para protestar pela morte da agente de cadeia pública Eliel Schimerski Santos neste domingo (11), durante uma troca de tiros entre policiais e fugitivos da Delegacia Central de Colombo. O local, com capacidade para 24 presos, abrigava atualmente 84 detentos.

“Devemos iniciar uma paralisação em todas as Delegacias do Paraná, até que a SEJU atenda as nossas reivindicações, para a retirada de presos custodiados ilegalmente nas delegacias por todo o Paraná. Neste domingo, perdemos mais um companheiro que, em pleno dia das mães, estava cuidando de presos. Eliel foi baleado e morto e ainda temos mais dois feridos. Não dá mais para adiar, temos que esvaziar as delegacias o mais rápido possível”, disse Gutierrez.

Governo inicia transferências

Logo após a rebelião que terminou com a morte do agente, o governo determinou a retirada de todos os presos custodiados em delegacias de Curitiba e Região Metropolitana, começando por Colombo. Os detentos devem ser integrados ao sistema prisional do Paraná, de responsabilidade da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.