Dois policiais foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) por envolvimento na morte de um motociclista na BR-277, em São José dos Pinhais. O caso aconteceu no dia 21 de abril, na região metropolitana de Curitiba. Os militares são acusados de terem plantado uma arma na cena do crime, após um deles matar o jovem.
O caso teve uma reviravolta após a análise, por parte da perícia, das imagens das câmeras de segurança. Primeiramente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) havia informado que o motociclista estava armado e entrou em confronto com a Polícia Militar (PM).
Policiais são denunciados
As câmeras de segurança da BR-277, que liga Curitiba ao litoral do Paraná, registraram quando o motociclista começou a ser perseguido pela polícia. Leandro, de 18 anos, olha para atrás e ergue a mão esquerda na altura do capacete. O jovem olha novamente e some da imagem. Segundo as investigações, ele estava sem carteira de motorista e por isso estava com medo de ser abordado.
Logo depois, o sistema de monitoramento mostra dois policiais já próximos ao corpo do jovem. Uma viatura da PRF também estava no local.
Em determinado momento, a imagem mostra que o policial Wanderson Rigotti se aproxima do corpo, se agacha e levanta rapidamente. Segundo a perícia, neste instante o PM segura um objeto na mão direita que fica visível quando ele se abaixa. Após deixar uma arma próximo ao corpo da vítima, o militar ainda dá alguns chutes no corpo.
O MP-PR denunciou o policial por fraude processual e homicídio. De acordo com as investigações, a vítima não teve chance de defesa e o motivo do crime foi torpe. Além dele, Jeferson dos Santos, o outro policial que acompanhava a ação, foi denunciado por fraude processual.
O policial Wanderson Rigotti teria atirado só porque o jovem não obedeceu a ordem para parar. Ele e o colega de viatura foram afastados das ruas.
Confira as imagens das câmeras de segurança:
https://youtu.be/BAbuMqR7yM8