Foram encontrados nesta terça-feira (30) destroços na costa da Indonésia, no entorno da ilha de Bornéu, que podem pertencer ao avião da AirAsia, desaparecido desde domingo (28) com 162 pessoas a bordo. A informação foi dada pelo porta-voz da Agência de Busca e Resgate do país, Yusuf Latif.
Segundo Latif, objetos vermelhos, brancos e pretos, incluindo o que parece ser um colete salva-vidas, foram avistados por uma aeronave militar indonésia. Os objetos estavam flutuando a cerca de 170 quilômetros ao sul de Pangkalan Bun.
Mais tarde, o chefe dos esforços de busca e resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, afirmou que há 95% de certeza de que os destroços encontrados são do avião desaparecido da AirAsia. Soelistyo disse que uma sombra vista sob a água perto de local onde os destroços foram encontrados parecia ser de uma aeronave.
Serão deslocados 21 mergulhadores para o local. Os objetos encontrados serão levados para o posto de controle da operação de busca, na ilha de Belitung, para investigação.
Aproximadamente 40 minutos depois de partir de Surabaya, na Indonésia, no último domingo, os pilotos do voo 8501 pediram permissão ao controle de tráfego aéreo para subir de altitude, para desviar de nuvens carregadas. O controle terrestre não pode autorizar a manobra imediatamente, já que outros seis aviões utilizavam o espaço aéreo, forçando a aeronave da AirAsia a se manter numa altitude mais baixa. Quatro minutos após o último contato o Airbus A320-200 sumiu dos radares sem emitir nenhum sinal de socorro. Fonte: Associated Press.