Um adolescente de 17 anos que se afogou na Praia do Leste foi salvo pelos socorristas do Corpo de Bombeiros depois de passar por mais de uma hora pelas manobras de ressuscitação. O caso aconteceu na tarde deste domingo (27) em Praia do Leste, no litoral do Paraná.
“Recebemos um chamado informando que um adolescente havia se afogado no mar, entre os postos de Guarda-Vidas Leste III e Banestado. Em minutos chegamos ao local, fizemos vários sobrevoos de helicóptero, com duração aproximada de 30 minutos, até localizar visualmente o corpo do adolescente sobre a água, o qual parecia estar sem vida”, contou o capitão Antônio Cláudio da Cruz.
Leia mais:
Paraná registra primeira morte por afogamento nesta temporada no litoral
Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar afogamentos
Militar do exército paraguaio morre afogado na praia brava de Caiobá
Crianças invadem casa para nadar em piscina e morrem afogadas
Irmãos gêmeos de 2 anos morrem afogados em açude de Toledo
Um dos tripulantes saltou no mar e retirou o jovem da água, que foi encaminhado em seguida para os primeiros procedimentos de salvamento já na areia, onde os bombeiros iniciaram, juntamente com o médico, os procedimentos de ressuscitação. “Após cerca de 1h20 de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, os bombeiros conseguiram recuperar, quase como um milagre”, afirmou o capitão.
“Os Guarda-Vidas e o médico realizaram os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar durante todo o momento, até que os sinais vitais retornaram”, afirmou o capitão Fernando Tratch.
A vítima foi colocada novamente na aeronave e encaminhado por volta das 17 horas até o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, “com pulso espontâneo e ventilação assistida”.
Infelizmente, apesar do resgate ter sido bem sucedido, a vítima morreu nesta segunda-feira (28) no hospital. O jovem, que não teve a identidade revelada, era morador de Colombo (PR) e estava acompanhado dos familiares. Ele nadava em uma área não protegida por Guarda-Vidas quando se afogou. Cerca de 15 bombeiros guarda-vidas participaram do resgate.