Nesta quarta-feira (9), o governador Beto Richa anunciou, em Londrina, a saída do coronel Roberson Bondaruk da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) do cargo por questões pessoais. Ele será substituído por César Vinicius Kogut, comandante do 2º Comando Regional de Londrina e responsável pelo policiamento na região Norte do Estado.

O motivo da saída de Bondaruk seria sua saúde. Ele havia superado um acidente vascular cerebral em 2011, entretanto no início de setembro de 2013 voltou a ser internado no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, onde permaneceu cinco dias.

“A troca está sendo feita a pedido do próprio Bondaruk, que fez um excelente trabalho à frente da nossa Polícia Militar”, afirmou o governador, ressaltando a redução dos índices de criminalidade no Estado. “É um oficial competente, com liderança sobre a tropa e que apresentou bons números no comando do policiamento da região Norte”, disse Richa. De acordo com o twitter oficial do governador, ele foi escolhido pelos bons resultados obtidos nas ações de combate à criminalidade em Londrina e região.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, reforçou que o coronel Bondaruk cumpriu um importante papel no comando da PM. “O governo entende que deve haver uma transição no comando da PM depois de dois anos de excelentes serviços prestados pelo coronel Bondaruk – que vive um momento pessoal muito peculiar – e que essas mudanças fazem parte do cotidiano de toda e qualquer instituição”, afirmou o secretário.

Coronel Kogut estava a frente do 2º Comando Regional desde dezembro de 2012. Antes disso, foi corregedor e diretor de Ensino da PM. Tem 34 anos na corporação e também foi comandante do 8º Batalhão da PM (Paranavaí); 10 º Batalhão da PM (Apucarana) e 5º Batalhão da PM (Londrina).

O anúncio do novo comandante foi feito por Richa durante vistoria às obras de duplicação da PR-445, no trecho entre Londrina e Cambé.