Peça de aproximadamente 50 centímetros foi localizada pela família – Reprodução/ND

Equipe volta para o mar com a missão de mergulhar nos pontos mapeados pelo sonar e achar o ultraleve desaparecido

Pedro Fernandes, filho do piloto José Ubirajara da Silva, 68 anos, fez um apelo a pescadores da região de Itapema e Balneário Camboriú. Ele acredita que as redes de pesca possam auxiliar a localizar o ultraleve desaparecido há 10 dias. No final de semana, uma peça de aproximadamente 50 centímetros foi localizada pela família, que realiza busca particular após o Corpo de Bombeiros encerrar a operação.

Nesta segunda-feira (6), a equipe volta para o mar com a missão de mergulhar nos pontos mapeados pelo sonar. Essas pistas animam a família. “A sonda pegou alguns pontos. Vamos mergulhar, mas não é nada concreto”, destacou.

Segundo ele, é possível que redes de pesca enrosquem na aeronave no fundo do mar. “Todos os barcos de pesca que sentirem a rede pegar ou agarrar em alguma coisa, que nos avisem. Sabemos que a cultura deles não é se envolver nesse tipo de investigação”, argumentou.

A intenção é mapear novos pontos para que os mergulhadores tentem localizar a aeronave. As buscas são realizadas em uma área de 25 quilômetros quadrados.

Entenda o caso

Sexta-feira (27)

11h: A aeronave matrícula PU-OGL decolou do Condomínio Costa Esmeralda em Porto Belo

11h10: Piloto relata falta de visibilidade para a torre do Aeroporto de Navegantes e some do radar instantes depois

17h30: O serviço de salvamento da Aeronáutica acionou os helicópteros Arcano 1 e 2, que realizaram buscas durante a tarde.

18h30: Corpo de Bombeiros informa que suspendeu as buscas devido a presença de forte nevoeiro marítimo

18h45h: FAB (Força Aérea Brasileira) desloca o avião SC-105 Amazonas para tentar localizar o avião desaparecido

Sábado (28)

A mochila do piloto foi localizada por pessoas em uma embarcação entre Itapema e Porto Belo. A mala com objetos pessoais do piloto também foi encontrada.

Domingo (29)

As equipes que buscam o ultraleve modelo Conquest 180 localizaram partes na aeronave na orla de Itapema. Uma lateral da fuselagem e uma roda do trem de pouso foram recuperadas.

Segunda-feira (30)

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina integraram nesta segunda-feira as buscas pelo avião experimental que desapareceu na última sexta, quando sobrevoava o Litoral entre Porto Belo e Navegantes.

Terça-feira (31)

Roda de avião desaparecido é encontrada na praia em Bombinhas.

Quinta-feira (2)

Bombeiros encerram buscas aquáticas.

Filho do piloto avisa que vai continuar buscas junto com empresa com mergulhadores e sonar.

Sábado (3)

Bombeiros realizam último sobrevoo e família localiza uma pequena peça no mar.