
De acordo com o Gaeco, a cena do crime também será analisada para verificar se houve ou não adulteração por parte dos policiais
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga a morte do estudante Ruhan Luiz Machado, no bairro Cajuru, em Curitiba. Familiares do jovem e moradores realizaram protestos na região após o jovem ter sido morto em um suposto confronto com policiais militares.
Gaeco investiga morte de Ruhan
“Estamos acompanhando este caso e iremos ouvir algumas testemunhas já nos próximos dias”, diz Leonir Batisti, coordenador do Gaeco. De acordo com o Gaeco, a cena do crime também será analisada para verificar se houve ou não adulteração por parte dos policiais.
Os policiais militares que atenderam a ocorrência foram afastados das funções e submetidos a exame psicológico – um procedimento padrão envolvendo PMs que se envolvem em confrontos.
Em nota, a Polícia Militar informou que um “Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado pelo 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM) para analisar todas as circunstâncias do fato e a responsabilidade dos policiais militares envolvidos”.
Ainda de acordo com a nota, “caso seja constatadas irregularidades na conduta dos profissionais, as medidas de responsabilização cabíveis ao que for comprovado serão aplicadas.”
Histórico de Ruhan
“Eu conheci o Ruhan desde bebezinho. Não consigo acreditar que ele tenha pego em arma. Era um ótimo menino, respeitador e de família”, é o que diz a mãe da menina que teria sido intimidada por outro garoto. Ela, que prefere não se identificar, contou que está sofrendo com ameaças e precisou sair de casa: “minha filha não trabalha no bar. Ela estava lá comigo. Eu me ausentei para ir ao banheiro e aconteceu tudo. O rapaz chegou lá, pediu cigarro. Ela disse que não tinha e ele foi tentar beijá-la. Ela gritou”, relata.
Morte Ruhan seria motivada por vingança
De acordo com testemunhas, a morte teria sido motivada por vingança praticada por policiais militares parentes da vítima pelo suposto envolvimento no linchamento de um estuprador, no domingo antes anterior ao caso envolvendo o jovem. A RICTV Curitiba falou com exclusividade com testemunhas.
Assista à reportagem completa sobre a morte de Ruhan, em Curitiba:
Confira todos os detalhes sobre essa caso envolvendo um confronto com a Polícia Militar.