A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR) enviou uma solicitação à Corregedoria da Polícia Militar do Paraná pedindo a instauração de inquérito policial contra dois militares envolvidos em uma abordagem na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na madrugada do último sábado (23). Na ocasião, uma comerciante acabou sendo ferida e presa por desacato. Em vídeos é possível ver a ação truculenta dos policiais.
No requerimento, a OAB/PR também que os policiais envolvidos sejam afastados das funções imediatamente.
“Os fatos, além da grande repercussão, revelaram através das imagens gravadas, que os policiais envolvidos diretamente no episódio, seja o responsável pelas agressões, seja aquele que comandava a equipe, não possuem condições de continuar atuando nas suas funções, pelo menos até que sejam avaliados psiquicamente e enquanto se apuram os fatos em processo disciplinar”,
A Ordem dos Advogados cobra para que os dois policiais citados sejam avaliados para aplicação de sanções administrativas. O documento também ressalta que os agentes de segurança não utilizavam máscara de proteção, em uma abordagem que seria para cumprir os decretos de segurança contra a covid-19.
O pedido da OAB/PR foi assinado nesta segunda-feira (25) pelo presidente Cássio Lisandro Telles e pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Nilton Ribeiro de Souza.