A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (6) o cumprimento a 4 mandados de prisão e 4 mandados de busca na cidade de Andirá, no norte do Paraná, localizada a 120 Km de Londrina. A ação faz parte da Operação Primo, que desenvolveu 6 meses de investigação sobre uma organização criminosa fornecedora de drogas aos grandes centros do Paraná e São Paulo.
Com as prisões, em especial a de seu principal financiador, dono de um revenda de veículos, foi desarticulado o braço financeiro da organização. Investigações antecedentes já resultaram na prisão de outros 6 traficantes e apreensão de mais de 270 kg de drogas.
A organização adquiria drogas na fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul, e fazia sua distribuição em grandes centros, inclusive São Paulo, bem como dominava o tráfico de drogas na região de Andirá, limite com o Estado de São Paulo. O nome da Operação é devido a uma peculiaridade do grupo criminoso desarticulado, a grande maioria são primos entre si, sendo que o principal articulador da quadrilha é chamado de Primo.