A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, 11 mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva, relativos à continuidade da Operação Lava Jato, deflagrada no dia 17 do último mês de março. A ação faz parte da sexta fase da operação.
As medidas foram requeridas à 13ª Vara Federal de Curitiba pelos integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com a PF. O mandado de condução coercitiva é referente a ação que encaminha uma pessoa apenas para prestar depoimento, sem que seja presa.
A Operação Lava Jato tem por objetivo desarticular organizações criminosas envolvidas em esquema de lavagem de dinheiro. A PF suspeita que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 10 bilhões em diversos estados do País.
O principal envolvido é o doleiro paranaense Alberto Youssef. Mas outros nomes surgiram durante as investigações, como o do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele é considerado suspeito de receber propina de Youssef para facilitar negócios na estatal.
De acordo com a Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobras cumpre prisão preventiva desde 11 de junho em presídio do Paraná, devido ao risco de fuga.
Confira abaixo a reportagem que foi ao ar no RIC Notícias desta sexta-feira (22):