A Polícia Militar Ambiental recolheu na manhã desta quarta-feira, 29, mais de 150 cobras que estavam dentro de uma casa, em Mandaguari. Foram encontradas 152 cascavéis e uma jararaca. A entrega dos animais foi feita de forma voluntária pelo dono do imóvel, conhecido por fazer a captura de cobras na região. 

Técnicos do Instituto Água e Terra acompanharam a operação. Os animais passam bem e foram acomodados em caixas térmicas. As cobras serão levadas em um microônibus para um centro de pesquisa de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Encantador de cobras” em Mandaguari

Na casa, as cobras ficavam em caixas, barris e até em uma espécie de caixão. Dirley Bortolanza já chegou a ter mais de 200 cobras em casa, de diversas espécies venenosas. Ele recolhe os animais a pedido da população quando as cobras aparecem em residências, apresentando risco aos moradores e até auxilia o Corpo de Bombeiros nesse tipo de situação. Conhecido como “encantador de cobras”, Bortolanza nunca foi picado, mesmo usando apenas as mãos para fazer a captura dos animais. Os bichos  ficam pouco tempo com ele, apenas até que os órgãos responsáveis venham retirá-los