A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta sexta-feira (15) a operação Vetus, que tem como objetivo investigar crimes contra idosos. Ao todo serão apuradas 11,5 mil denúncias registradas através do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), no estado. A ação ocorrerá em todo Brasil e é acompanhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa reprimir e prevenir a violência contra a população idosa.
No ano passado ocorreu a primeira edição da operação Vetus. No Paraná foram apuradas 556 denúncias, sendo os casos registrados entre abril e junho de 2020.
Para este ano, a expectativa é que a operação seja efetuada até 18 de novembro e sejam apuradas 11.551 denúncias referentes aos meses de janeiro e setembro de 2021.
- Leia também: Patrão flagra funcionário furtando produtos da própria loja: “Minha concorrência trabalhando junto”
Operação Vetus
O delegado da PCPR e coordenador da operação Vetus, Claudio Marques, afirma que existem denúncias em duplicidade relacionadas à mesma vítima, o que exigirá dos servidores analisá-las primeiramente. Os dados serão cruzados com inquéritos policiais, que já possam ter sido instaurados pelas delegacias.
Também estão previstas visitas e inspeções em casas de repouso e abrigos. O objetivo é garantir a plena convivência e segurança dos idosos, além de ampliar a rede de proteção desse público. A operação foi denominada Vetus, pois a palavra significa idoso em latim.