Investigadores da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), fecharam uma fábrica clandestina de isqueiros durante uma operação realizada na terça-feira (19), no município de Prudentópolis. Esta foi a sequência de uma investigação que já havia fechado outro estabelecimento do gênero em Mallet, no dia 26 de fevereiro.
Na fábrica de Prudentópolis, localizada em uma área residencial, na Vila Mariana, foi detido o responsável pelo local, Armando Stoeberl, 21 anos. Foram apreendidos cerca de 67.500 isqueiros.
Stoeberl confessou que remanufaturava em torno de 3 mil isqueiros por semana e que tinha conhecimento do perigo da atividade. “Ele utilizava um botijão de gás de cozinha com uma mangueira para recarregar as carcaças, sem qualquer segurança na recarga ou no armazenamento”, disse o delegado adjunto da DEDC, Vinícius Borges Martins. Stoeberl responderá em liberdade por crime contra a propriedade industrial.
Conforme explica o delegado Martins, o combate a este tipo de crime tem por objetivo resguardar a segurança dos consumidores, que compram um produto sem qualquer controle, além da segurança do próprio suspeito, família e vizinhança, que corriam risco de acidentes graves com o funcionamento precário e irregular do negócio.