Aproximadamente 550 policiais militares, federais e guardas municipais realizaram uma operação de reintegração de posse, na manhã desta quarta-feira (27), em um conjunto habitacional da Cohab no bairro Ganchinho, região sul de Curitiba. 72 famílias que ocupavam as residências irregularmente tiveram de abandonar suas casas. Os imóveis fazem parte do conjunto Iguaçu III. O terreno, onde foram construídas as 560 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, pertence à Caixa Econômica Federal.

A operação começou já durante a madrugada e foi acompanhada também por 18 oficiais de justiça. Segundo o major Valdir Carvalho de Souza, da PM, as ações foram pacíficas e não foi preciso utilizar a força. A PM ficou observando a movimentação de longe e não houve resistência por parte dos moradores.

“Mais de 50% das moradias já foram desocupadas e lacradas pelos oficiais de justiça e, até o fim da reintegração, prevista para às 16h desta quarta-feira, a Guarda Municipal continuará realizando a segurança do local”, conta o major. Após o processo ser concluído, novas famílias devem ocupar de forma regular as moradias que haviam sido invadidas.