Sete dias depois de ser preso por suspeita de furto em uma escola municipal no bairro Cajuru, em Curitiba, um homem de 34 anos voltou a ser flagrado pela Guarda Municipal (GM). Na manhã desta quarta-feira (22), ele foi encontrado instantes após ter arrombado uma janela e entrado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no mesmo bairro.
Do local, ele levou várias panelas de alumínio e alimentos, que foram levados em uma mochila e em dois sacos grandes. A prisão foi possível após uma ligação para o telefone de emergência 153 da GM relatando a atividade suspeita dentro do Cras.
Pelo Centro de Operações da GM a viatura mais próxima do local foi deslocada para rondas e abordagem. “Conseguimos abordá-lo enquanto ainda estava bem próximo da unidade”, informa o guarda José Alencar, que estava na ocorrência. O suspeito foi conduzido até a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Várias ações registradas pelo mesmo homem
Na quarta-feira (15) da semana passada, o mesmo homem foi preso pela Guarda Municipal depois de furtar materiais da Escola Municipal Irati. Imagens do circuito interno de segurança da unidade escolar mostraram que ele arrombou e danificou a estrutura da escola nos dois dias anteriores.
“Quantas vezes precisaremos prender o suspeito para ele realmente ficar encarcerado?”, questiona o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
A Defesa Social reforça que uma ligação para o telefone de emergência 153, repassando informações sobre entrada e saída suspeita de equipamentos públicos municipais, pode contribuir para uma ação rápida de segurança. Ao avistar movimentação fora do normal em escolas, unidades de saúde e outros, o cidadão pode acionar a GM e informar sobre características do suspeito e local da ocorrência.