Conhecido como “Tadeu, o Rei do Pierogi”, Julian Tadeusz Kavalec faleceu neste domingo (23), aos 70 anos, em Curitiba. Verdadeiro ícone das feiras gastronômicas da cidade, o comerciante polonês popularizou em terras curitibanas a iguaria tradicional de seu país natal. O velório acontece ao longo dessa segunda-feira (24), na Paróquia São Vicente de Paulo.

Tadeu, nome aportuguesado que adotou ao chegar à capital paranaense há mais de 50 anos, começou a vender pierogis, uma espécie de pastel cozido recheado com ricota, batata, repolho, entre outras opções, em 1989, na Feira do Largo da Ordem. O prato, até então conhecido somente entre as famílias de origem polonesa, logo se popularizou entre os curitibanos.
Leia também:
Assim, ao longo de 34 anos, os pierogis se tornaram um grande sucesso também nas feiras gastronômicas e conquistaram o paladar de gerações de curitibanos. Além do prato típico polonês, Tadeu e sua esposa Maria também se tornaram conhecidos pelos saborosos sonhos que também vendiam nas feiras.
Sepultamento acontece no final da tarde desta segunda-feira
O velório do Rei do Pierogi acontece na Paróquia São Vicente de Paulo. Mesmo local onde haverá uma missa em memória do comerciante, marcada para às 15h desta segunda-feira.
Já o sepultamento está marcado para às 17h, também desta segunda-feira, no cemitério da Paróquia Santo Antônio de Orleans.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui