Os soldados Jose Guedes Junior e Pedro Fuzari, da Polícia Militar do Paraná, salvaram a vida de um bebê engasgado nesta quarta-feira (12), no bairro Jardim Alice, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
O recém-nascido estava se afogando com o próprio vômito. E a família procurou auxílio pelo número 190, telefone da Polícia Militar.
Na linha, a PM orientou a família como agir e enviou ajuda.
Na casa, os policiais conseguiram desafogar o bebê, enquanto aguardavam os socorristas do Siate. O recém-nascido foi levado ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu para avaliação médica. Ele passa bem.
Veja o momento do resgate
Se o seu bebê engasgar, você saberia o que fazer?
O manual de primeiros-socorros da American Heart Association indica os seguintes passos para desobstruir as vias aéreas de bebês, em casos de alimentos ou objetos ficarem presos:
- Mantenha o bebê de bruços em seu antebraço. Apoie a cabeça e a mandíbula com sua mão. Sente ou ajoelhe-se e apoie seu braço sobre a coxa ou o colo;
- Aplique até cinco batidas nas costas com o calcanhar de sua mão livre entre as escápulas do bebê.
- Se o objeto não for eliminado após as cinco batidas, vire o bebê de costas. Afaste ou abra as roupas da parte anterior do tórax da vítima, somente se puder fazer isso rapidamente. Se for necessário, comprima o tórax do bebê através das roupas;
- Aplique até cinco compressões torácicas usando dois dedos da mãe livre para comprimir sobre o osso esterno (apoie a cabeça e o pescoço da vítima e segure o bebê com a mão e o braço, repousando o antebraço sobre seu colo ou coxa);
- Alterne a sequência de batidas nas costas e cinco compressões até o objeto ser removido ou o bebê conseguir respirar, tossir ou chorar.