Por suspeita de fraude em licitação, MP realiza operação em secretaria municipal de Maringá
Na manhã desta quinta-feira (8), O Ministério Público (MP) de Maringá deflagrou uma operação que investiga a suspeita de fraude em uma licitação realizada no município. Um dos alvos da operação foi o gabinete do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.
A operação foi conduzida a partir de investigações realizadas pela 22ª Promotoria do Patrimônio Público de Maringá. Ao todo, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão, sendo 3 em residências da cidade, 3 em empresas e um na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
As investigações do MP foram iniciadas em 2020, após um questionamento do Observatório Social sobre o possível direcionamento de uma licitação para a compra de um playground. O inquérito do MP apura os crimes de fraude em licitação, corrupção, e lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Além dos mandados de busca e apreensão, houve também a quebra de sigilo bancário de alguns investigados. A reportagem tentou contato com o secretário Gilberto Purpur, mas ele estava com o celular desligado. A Prefeitura de Maringá deverá emitir uma nota oficial ainda nesta quinta.