
Segundo a Receita, o método é comum para o embarque de drogas para o exterior, já que a droga é colocada dentro de bolsas -junto com a mercadoria- um pouco antes do embarque
A Receita Federal apreendeu 347 quilos de cocaína dentro de um contêiner carregado com celulose no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, na madrugada deste domingo (30). A droga estava escondida em oito bolsas.
Cocaína apreendida dentro de bolsas em Porto
Segundo a Receita Federal, os agentes repararam que o contêiner estava com a porta entreaberta no momento que estava sendo embarcado, chamando atenção do fiscais. A carga tinha como destino o porto da Antuérpia, na Bélgica.
Ainda de acordo com a Receita, o método é comum para o embarque de drogas para o exterior, já que a droga é colocada dentro de bolsas -junto com a mercadoria- um pouco antes do embarque. Assim, não é possível saber quem é o dono da carga.
A droga foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, em Curitiba. A investigação continua.
Apreensão de droga no terminal de contêineres
Segundo balanço da Receita Federal, ao longo de todo o ano 4,89 toneladas de cocaína foram apreendidas no terminal de contêineres em Paranaguá.
Quase uma tonelada de cocaína em Paranaguá
Quase uma tonelada de cocaína foi apreendida pela Receita Federal no dia 29 de junho de 2018 no Porto de Paranaguá, no litoral paranaense. A carga de 857 kg estava em um contêiner com destino o porto de Algeciras, na Espanha. A fiscalização desconfiou de sinais de adulteração de cargas em razão de haver feijões espalhados pelo chão em uma área no Terminal de Contêineres no Porto de Paranaguá.
Por meio de uma pesquisa nos sistemas informatizados localizou e escaneou alguns contêineres que continham carregamento de feijão para exportação. Para um destes contêineres a suspeita de contaminação com droga se confirmou. Após sua abertura, constatou-se que os tabletes de cocaína estavam próximos à porta do contêiner, o que indica o uso do método rip-on/rip-off – técnica conhecida pela inserção da droga clandestinamente no contêiner pouco antes do embarque sem conhecimento do dono da carga.