Para garantir que os galos não voltem a ser envolvido em rinhas, cada um receberá um microchip de identificação (Foto: Prefeitura de Curitiba)

Os responsáveis pelos galos explorados nas rinhas serão autuados e a multa pode chegar a R$ 105 mil

Fiscais da Rede de Proteção Animal e agentes da Guarda Municipal apreenderam 70 galos de rinha encontrados em uma casa no bairro Hauer, em Curitiba, nessa segunda-feira (23).

A equipe chegou ao local por meio de uma denúncia feita via Central 156 e achou o criadouro clandestino com grande quantidade de galos (alguns soltos e outros em pequenas gaiolas) além de ração, medicamentos e um ringue que provavelmente era usado na atividade irregular. O material encontrado também foi apreendido. 

Os animais foram levados inicialmente para o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) e, em seguida, devem ser encaminhados para lares temporários e adoção. Para garantir que nenhum dos galos volte a ser envolvido em atividade semelhante, cada um deles receberá um microchip de identificação.

A apreensão dos galos foi feita com base na Lei Municipal 13.908/2011, que prevê multas e sanções para comportamentos caracterizados como maus tratos aos animais, incluindo a utilização em confrontos ou lutas.

No artigo 16º, parágrafo 3º, a lei determina que, na constatação da falta de condição mínima para a manutenção do animal sob a guarda do infrator, o município fica autorizado a fazer a remoção, se necessário com o auxílio de força policial.

Rodeio

Na mesma ação, a equipe notificou o proprietário de um imóvel na CIC com denúncia de promoção de rodeios. No mesmo local, já houve notificações anteriores em razão da presença de animais soltos na estrada.

Leia também: