O prefeito Carlos Roberto Pupin decretou nesta segunda-feira (5) luto oficial de três dias em Maringá pela morte do primeiro arcebispo da cidade, Dom Jaime Luiz Coelho. A informação foi divulgada pela assessoria da prefeitura.
O arcebispo emérito, que tinha 97 anos, estava internado na Santa Casa desde o último sábado (3) e, conforme a assessoria da arquidiocese de Maringá, morreu por volta da 1h desta segunda-feira, vítima de insuficiência renal crônica.
UEM também está de luto
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também decretou três dias de luto, pois Dom Jaime participou ativamente na criação da instituição. Ele fundou a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, que mais tarde originou a UEM.
Personagem importante
Dom Jaime foi o responsável pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, que é o símbolo e principal atração turística de Maringá, e uma das pessoas mais influentes da cidade. Ele ajudou a trazer escolas católicas para a Cidade Canção, participou de vários projetos sociais, como o Albergue Santa Luiza de Marillac, além de fundar meios de comunicação como a TV Cultura, o jornal Folha do Norte do Paraná e a TV 3° Milênio.