Detentos presos na delegacia de Cambé, no norte do Paraná, criaram uma conta no Youtube e postaram um vídeo para reclamar na superlotação da cela nesta segunda-feira (27). (Assista abaixo)

“Hoje é dia 27 de janeiro de 2020, Cadeia Pública de Cambé, olha a situação que tá a massa carcerária, projetada pra 32 presos. Atualmente, com quase 180, vários presos condenados, cumpriram anos de pena já, sem nenhum programação de remissão, de trabalho, de estudo, sem condições dos familiar tirar visita, condição vexatória. Tudo no meio do lixo, rato, doença infecciosa, sarna, tuberculose, já teve caso de preso que duas vezes pegou tuberculose aqui”, fala o narrador.

Ele ainda completa e pede providência sobre a transferência dos presos: “A gente vem através desse vídeo ver se a gente conscientiza a população, pedir ajuda, ajuda não providência das autoridades competência, pra tar tomando as medidas cabível aí, de ta transferindo os presos pras penitenciária, onde a gente pode tá tendo uma chance de ressocializar. É um direito nosso”. 

Túnel para fuga

Nas gravação de quase dois minutos, eles também mostram um túnel cavado no chão da cela para fugir. “A gente é obrigada a fazer o que? A gente é obrigado a cavar que bem bicho pra ver se a gente escapa de tão desesperadora que é a nossa condição”, diz um dos presos.

Assista ao vídeo: 

Cadeia de Cambé

A cadeia de Cambé está superlotada com 208 detentos em todas as alas, a capacidade é para 36 presos.

O RIC Mais espera a posição da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) sobre as providências tomadas após a divulgação do vídeo.