Quatro acusados de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas, envolvidos na da Operação Lava Jato, tentaram fugir da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles são André Catão de Miranda, Carlos Habib Chater, Rene Luiz Pereira e Andre Luiz Paula dos Santos.

A tentativa aconteceu na última semana, quando os quatro retornavam de uma audiência na Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. Um deles teria pedido ao agente penitenciário que os transportava para melhorar a ventilação dentro da viatura. No momento em que o agente se prontificou a atender ao pedido, eles teriam empurrado a porta do veículo e tentado escapar. Acabaram sendo contidos pelo próprio agente, que conseguiu ter controle sobre a situação.

Os advogados dos acusados negam que a tentativa de fuga tenha acontecido. Eles dizem que a porta teria sido empurrada porque um dos detidos estava passando mal. A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju) abriu um procedimento disciplinar para apurar o caso.  Na Operação Lava Jato, cerca de R$ 10 bilhões teriam sido desviados dos cofres públicos.