Cerca de 30 presos da Penitenciária Estadual de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, fizeram dois agentes reféns por cerca de 16 horas. A rebelião só terminou na manhã desta quinta-feira (6). A Penitenciária Estadual de Piraquara tem capacidade para 1.108 presos e, atualmente, 914 estão detidos no presídio.
Os dois agentes foram rendidos logo após o banho de sol nesta quarta-feira (4), na galeria oito. A rebelião acabou depois que sete presos conseguiram a transferência para penitenciárias mais próximas de casa.
Cinco dos rebelados foram transferidos para a Penitenciária de Londrina e dois para Francisco Beltrão. Os agentes foram liberados sem ferimentos.A negociação foi feita pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, servidores da Secretaria de Justiça e membros da Ordem dos Advogados do Brasil negociaram o fim da rebelião com a transferência dos presos.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, esta é a quarta vez este ano que agentes são feitos reféns em Piraquara. Em todos os casos os agentes foram liberados. Como protesto, o sindicato deve promover a paralisação os agentes por um dia em todas as penitenciárias do Estado em data a ser definida. O ato foi aprovado em assembleia no último dia 12 pela categoria.