O caso aconteceu na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. (Foto: Reprodução/Depen)

As imagens foram gravadas no dia 1º de março, mas só agora foram divulgadas

*Com informações de Fidel Alvarenga, repórter RICTV Oeste

Detentos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, gravaram no um vídeo explicando o passo a passo de como fugiriam do local e como outros condenados poderiam perfurar paredes. As imagens foram gravadas no dia 1º de março, mas só agora foram divulgadas pelos agentes penitenciários.

A ‘obra’

Com música alta para abafar os ruídos, é possível ver vários presos dentro de uma cela enquanto pelo menos dois deles estão perfurando a parede com algum tipo de chave de fenda. Outro criminoso ainda aparece jogando água para facilitar o trabalho dos comparsas. Em um dado momento, um deles chega a comentar que agora irão embora de vez.

Plano descoberto

A movimentação despertou a atenção dos funcionários locais que conseguiram frustrar o plano logo no início. No entanto, foi só após uma vistoria nas celas que os policiais encontram as imagens em um dos celulares apreendidos.

O diretor da penitenciária informou que foi aberta uma sindicância para descobrir quem são os responsáveis pelo vazamento do vídeo na Internet.  

De acordo com o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), os presos que aparecem no vídeo irão responder a um processo disciplinar.

Ele furam a parede com a ajuda de uma espécie de chave de fenda. (Foto: Reprodução/RICTV)

Assista ao vídeo do Paraná no Ar:

Leia também: