Presos no DF: Lista com 1.398 nomes inclui políticos paranaenses, vereadora de SC e militares

Publicado em 17 jan 2023, às 09h28.

A administração penitenciária do Distrito Federal (DF) divulgou a lista completa com o nome dos 1.398 presos pelos atos extremistas registrados no dia 8 de janeiro. Entre os presos estão dois políticos suplentes do Paraná, uma vereadora de Santa Catarina e pelo menos 15 militares.

De acordo com o documento divulgado pela secretaria, as prisões foram realizadas entre os dias 8 e 11 de janeiro na capital federal. Ao todo, 904 homens foram encaminhados ao Complexo da Papuda e 494 mulheres foram levadas para a Penitenciária Feminina, conhecida como Colmeia.

Segundo a Justiça, as audiências de custódia começaram na última quarta-feira (11), atendendo a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Até o último domingo (15), 1.248 radicais foram ouvidos. A liberação ou não deles será definida pelo ministro.

Políticos entre os presos

Pelo menos 14 políticos suplentes e uma vereadora eleita de Santa Catarina aparecem na lista de presos. Os extremistas são de oito estados, sendo que dois deles disputaram eleições no Paraná.

Os paranaenses da lista são Gennaro Vela Neto (PL), que disputou as eleições de 2022, e Ademar Bento Mariano (PTB), que concorreu a um cargo público em 2020. 

Gennaro tentou uma vaga como deputado federal, mas com 640 votos não conquistou um lugar na Câmara. Conforme apuração da jornalista Manuella Niclewicz, da RICtv, a prisão do político foi confirmada pela assessoria do presidente do PL. A esposa do suplente foi quem informou o partido sobre a detenção.

Já Ademar, também conhecido como Soldado Bento, disputou o cargo para vereador de Querência do Norte em 2020, porém, também ficou como suplente após receber 202 votos. O político foi o terceiro candidato mais votado do partido.

A única política eleita, que aparece na lista, é a vereadora Odete Correa de Oliveira Paliano, conhecida como Odete Enfermeira. A mulher possui mandato em Bom Jesus, no oeste de Santa Catarina.

Militares na lista de presos

A lista com 1.398 nomes também inclui pelo menos 15 militares. Os nomes de agentes da Polícia Militar, da reserva e da ativa, de bombeiros e até de profissionais das Forças Armadas foram identificados entre os presos.

Clique aqui e confira a lista completa dos presos.