A maior apreensão de maconha feita pela PRF no Brasil havia sido realizada em 2010, também no Paraná

Na tarde desta segunda-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal realizou no Paraná a maior apreensão de maconha da história do Brasil. As 24,5 toneladas da droga estavam disfarçadas em um carregamento de milho de um caminhão bi-trem.

Os agentes realizavam uma operação de rotina na BR-487, no Posto da PRF de Porto Camargo, em Icaraíma, quando abordaram o caminhão. A nota fiscal apontava o transporte de soja, porém, durante a fiscalização, grãos de milhos começaram a cair pela lateral da carreta, o que chamou a atenção dos agentes.

O grupo de policiamento com cães da PRF, que estavam no local, foi acionado e deram sinais de que haviam farejado drogas na carga. Os policiais então retiraram a lona do carregamento e  descobriram a grande quantidade de maconha poucos centímetros abaixo dos grãos de milho. Quando abriram uma das laterais do veículo, o milho que cobria o entorpecente caiu sobre a via, revelando a grande quantidade de droga.

O condutor declarou que sabia que havia drogas na carga e que estava tentando passar pela unidade operacional da PRF durante o período que estava chovendo, pois esperava não ser fiscalizado. Ele revelou ainda que pegou a carga em Amambai, no Mato Grosso do Sul, cidade perto da fronteira com o Paraguai, e deixaria próximo de Paranavaí, na região norte do Paraná.

A carreta foi escoltada para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, também no norte paranaense, com o apoio da Divisão de Operações Aérea da PRF.

A maior apreensão de maconha feita pela PRF no Brasil foi em 2010, no Posto de Santa Terezinha de Itaipu, também no Paraná, totalizando 21 toneladas.