Vídeo gravado por outros colegas mostra a professora ao lado do estudante e pedindo para que ele entregue o aparelho

Uma professora da Escola Municipal Ministro Synesio Rocha, localizada na zona sul de São Paulo, foi afastada do cargo depois de ser flagrada imobilizando um aluno de 12 anos com um “gravata”. O golpe foi aplicado para retirar o celular das mãos do estudante. A ação da professora foi filmada por outros alunos do 6º ano. A Secretaria de Educação da cidade de São Paulo informou que o caso aconteceu no último dia 12 de agosto.

O vídeo mostra a professora ao lado do estudante e pedindo para que ele entregue o celular. Ela diz que vai contar até dez para ele entregar o aparelho, ao terminar a contagem, ela pergunta se ele não entregará e, diante da recusa, ela o imobiliza.

No momento em que a docente agarra o estudante, os demais colegas começam a gritar para que a professora se acalme. Alguns até tentam acudir o aluno. As imagens mostram ainda o momento em que a professora vai para a frente da sala e pergunta aos alunos: “ele teve opção, não teve?”

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a direção da unidade determinou o “imediato afastamento” da professora das atividades escolares e abriu um processo de Apuração Preliminar do caso para que a docente possa responder pela ação.

A nota diz ainda que, embora a legislação municipal proíba o uso de aparelhos celulares em sala de aula, todas as ações têm como pressuposto a “garantia dos direitos dos educandos e adolescentes”.