Projeto de lei, acatado pela Comissão de Serviço Público nesta quarta-feira (28), pretende permitir que idosos desembarquem pela porta da frente dos ônibus em Curitiba. O objetivo é evitar acidentes causados pela falta de atenção dos motoristas e cobradores.
Segundo o autor da proposta, vereador Tiago Gevert (PSC), “muitas vezes os motoristas e cobradores não observam que os idosos estão desembarcando e movimentam os veículos, colocando em risco estes cidadãos”.
Professora Josete (PT) fez um voto em separado para que a comissão se posicionasse contra o projeto. Ela alertou que, apesar de não ser pagante, é necessário que o idoso passe pela catraca com o seu cartão, para que fique contabilizado este número, e entre posteriormente no cálculo do valor da tarifa.
“A falta deste controle pode implicar em um desequilíbrio no sistema. O ideal é exigir mais atenção dos motoristas e cobradores, por meio de fiscalização”, ponderou Josete. Rogério Campos argumentou que, para estes casos, o cobrador poderá encostar o cartão do idoso no leitor e girar a catraca vazia, ficando assim registrado o acesso.