Protetora de animais denuncia agressão em resgate e autor é procurado pela polícia
Duas protetoras de animais de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foram agredidas durante o resgate de um cão, no interior do município, no último dia 24.
A protetora Lorizete Aparecida Alliana e Noely Cassini foram até a residência de um homem para verificar a situação de maus-tratos a animais. Em vídeo, publicado em sua página da rede social, Lorizete contou que foi agredida no momento em que entrou na propriedade do tutor do animal, um homem de 71 anos.
“ Nos fomos chamados para uma situação de um animal sem água e sem comida, com uma corrente bem curtinha. O senhor nos convidou para entrar, e falou que o cão não morde. A gente entrou e foi conversar com ele sobre isso, e enquanto isso estávamos fazendo foto do cachorro. O senhor veio com violência, me empurrou, empurrou a Noely e me deu um soco no nariz, que está fraturado. Após isso ele soltou o animal.”
Lorizete Aparecida Alliana – protetora
O caso tomou repercussão e o Delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Meio Ambiente do Paraná esteve em Foz do Iguaçu para acompanhar o caso de perto. Em entrevista, ele relatou que recebeu o vídeo das protetoras e foi até a cidade da Fronteira.
“Fomos até a cidade de Foz do Iguaçu, e até o local onde estava o animal e conseguimos resgatar ele. O autor da agressão não foi localizado. Importante nesta situação, conseguimos identificar o autor e resgatar o animal. O animal ficou na responsabilidade da ONG Vila Animal, da cidade de Foz do Iguaçu.”
Delegado Matheus Laiola – Delegacia de Meio Ambiente do Paraná
O delegado também informou que o idoso que agrediu a protetora está sendo procurado pela polícia por dois crimes. Segundo Laiola, ele atentou contra um policial rodoviário federal aposentado, cinco dias depois de agredir a protetora.
“ Ele teria esfaqueado o policial que foi atendido em um hospital da cidade. O autor, quando localizado, vai responder por lesão corporal contra a protetora, pelo crime de maus-tratos e tentativa de homicídio contra o Policial Rodoviário Federal.”
Delegado Matheus Laiola – Delegacia de Meio Ambiente do Paraná
A assessoria da PRF confirmou que o policial aposentado recebeu alta no mesmo dia do hospital.
Em outro vídeo, a protetora se pronunciou e relatou que irá passar por uma avaliação médica, para verificar se precisará de cirurgia no nariz.
“ Talvez tenha que fazer cirurgia, mas vou passar por avaliação. Há um pouco de inchaço no local, nada que mude minha vida por hora.”
Lorizete Aparecida Alliana – protetora
PRF esfaqueado
Segundo o Portal Tribuna Popular, o policial aposentado foi esfaqueado quando andava de bicicleta com sua esposa pela área rural da cidade. Eles pararam em um estabelecimento para tomar água, e em determinado momento o idoso se apoderou de uma faca e esfaqueou o policial.
O crime aconteceu no dia 29, cinco dias após a agressão da protetora. Após o fato, o idoso deixou o bar localizado na Rua Vera Cruz, na Vila Aparecidinha, sem prestar socorro. Ele fugiu em um automóvel.
Atualização – 11:46
De acordo com a assessoria da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, o homem apontado como autor dos crimes se apresentou na Delegacia de polícia da cidade com um advogado e entregou a arma do crime utilizada para atentar contra o policial.
Ainda segundo a polícia, o desentendimento foi por motivo fútil. O acusado relatou que pediu para o policial tirar a bicicleta de onde ela estava e a vítima não se importou com o pedido dele, diante da negativa, ele tirou a faca que estava no bolso, e esfaqueou a vítima
Sobre o caso dos maus-tratos não há informações por parte da Civil de Foz do Iguaçu.