A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (11) a operação ‘Smoke Rent‘ que mira uma quadrilha que usava carros alugados no contrabando de cigarro. Dez mandados de busca e apreensão regão cumpridos em Curitiba e Região Metropolitana.

Operação Smoke Rent mira contrabando de cigarro

De acordo com a PF, as ordens judiciais foram expedidas pela 9ª Vara Federal de Curitiba. A suspeita é de que um grupo de oito pessoas, na tentativa de burlar a fiscalização nas rodovias e evitar a apreensão de carros próprios, utilizava carros alugados para realizar o contrabando de cigarros importados do Paraguai.

Foram detectados 20 veículos, com os quais foram feitas ao menos 25 viagens ao exterior, entre os meses de março e outubro de 2019. A identificação do modus operandi deu-se a partir de uma sequência inusitada de prisões em flagrante, que passou a realizar junto à Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio um cruzamento de dados focado no aspecto financeiro e na descapitalização da criminalidade organizada.

A estimativa é de que o grupo tenha transportado cerca de 200 mil maços de cigarros no período investigado, com evasão de mais de R$ 1 milhão em tributos e multas junto à Receita Federal. As penas relacionadas a contrabando e organização criminosa podem chegar a oito anos de prisão.