O desaparecimento de quatro homens em Icaraíma, no noroeste do Paraná, completou 40 dias neste sábado (13). Os rapazes foram vistou pela última vez no dia 5 de agosto, quando foram até uma propriedade para cobrar uma dívida de aproximadamente R$ 250 mil. Desde então, os homens não deram mais notícias e as polícias do Paraná realizam um trabalho intenso para identificar pistas e o paradeiro dos desaparecidos.

Esposa de um dos quatro homens desaparecidos em Icaraíma volta a falar
Alencar (esquerda) contratou os cobradores do interior de SP, segundo a polícia (Foto: arquivo pessoal)

Os quatro homens desaparecidos se encontraram em Icaraíma no dia 4 de agosto. O plano era negociar com os devedores sobre uma dívida referente à aquisição de uma propriedade rural. Veja quem são os rapazes desaparecidos:

  • Diego Henrique Afonso, 39 anos – morador de Olímpia (SP)
  • Rafael Juliano Marascalchi, 43 anos – morador de São José do Rio Preto (SP)
  • Robishley Hirnani de Oliveira, 53 anos – morador de São José do Rio Preto (SP)
  • Alencar Gonçalves de Souza – morador de Icaraíma (PR)

A família de Alencar registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar, já na terça-feira (5). Durante as investigações, a Polícia Civil paranaense descobriu que os familiares dos três contratados também registraram ocorrência do desaparecimento em São Paulo. 

“Eles se encontraram com o Alencar na segunda-feira e foram até uma propriedade rural para fazer essa cobrança. Eles fizeram o primeiro contato com o devedor e ficou combinado um retorno no dia seguinte. Mas por volta das 12h da terça-feira (5), ninguém conseguiu mais contato com eles”, explicou o delegado Gabriel dos Santos Menezes, na semana do desaparecimento.

Conforme uma testemunha, Robishley e Rafael trabalham com cobrança há mais de 12 anos. Além disso, o homem afirmou que não conhecia Diego Henrique Afonso, que teria feito acordo com Alencar Gonçalves de Souza. 

“Sempre souberam conversar e negociar, entrando em acordo formal e sem violência. Eles já fizeram cobranças no Tocantins, Acre e até em cidades vizinhas aqui de São Paulo. Eles iriam até o local, falavam com o devedor, entrando em acordo, pegando dinheiro ou veículo. Não chegavam a intimidar. Às vezes uma terceira pessoa fazendo a negociação é melhor do que a pessoa que tem a receber. Não conheci o Diego, só depois do acontecido. Eles só falaram que iriam ao Paraná fazer uma cobrança”, revelou.

Polícia identifica suspeitos de desaparecimento de quatro homens em Icaraíma

A Polícia Civil está à procura de Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, pai e filho suspeitos de armar uma emboscada para os quatro desaparecidos. Segundo o delegado, os dois são os homens que foram ouvidos na quarta-feira (6). 

“Naquele momento eles falaram que não tinha relação com a dívida, mas sim outros familiares. Eles foram liberados e esses familiares não foram encontrados. A princípio, acreditamos que os quatro desaparecidos foram cobrar essa dívida e foram vítimas de uma emboscada. O mandado de prisão temporária deles foi expedido contra Antônio e o Paulo”, explicou. 

Na sexta-feira (8), a polícia apreendeu o carro pertencente à família Buscariollo, para tentar encontrar vestígios das vítimas. Do mesmo modo, a polícia tenta identificar os outros familiares mencionados pelo pai e filho suspeitos do crime.

Pai e filho suspeitos de armar a emboscada aos homens desaparecidos
Polícia divulgou o retrato falado dos suspeitos (Foto: PCPR)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui      

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.