O radar instalado na BR-467, entre Cascavel e Toledo, no Oeste do Estado, vai entrar em funcionamento neste mês, de acordo com a Superintendência Regional do DNIT ( Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Estado do Paraná.
O equipamento, que fica no quilômetro 92 da rodovia, estava desativado desde dezembro de 2020, após ser derrubado em um acidente envolvendo um caminhão.
O radar já foi instalado e estava pronto para operar, mas de acordo com o DNIT, um furto de fios atrasou a volta da operação. Além dos fios, o relógio de entrada de energia do ponto também foi levado. A Copel foi acionada para a instalação.
O local onde o radar está instalado é considerado um dos pontos com mais registros de acidentes na rodovia. Ele fica a poucos metros de uma curva acentuada, onde inúmeros tombamentos de veículos de carga tombaram.
Segundo o Inspetor Salgueiro da PRF, a população não precisa ficar em dúvida sobre o funcionamento do radar, assim que ele estiver funcionando a devida sinalização estará fixada.
“A População não precisa ficar em dúvida. A partir do momento que o radar estiver operando, a sinalização estará dizendo a velocidade dele de fiscalização. Nós sabemos que a velocidade no local é de 80 quilômetros por hora, e as placas estão fixadas.”
Ricardo Salgueiro – PRF
Salgueiro reforça, que os condutores que passam pelo trecho diuturnamente, devem sempre redobrar a atenção e respeitar a sinalização.
“É importante que quem passa pelo local redobre a atenção e reduza a velocidade. Para evitar o contratempo de receber uma notificação, mas o mais importante, respeitando o limite de velocidade no local, as chances de se envolver em acidente serão reduzidas.”
Ricardo Salgueiro – PRF